Escola de Dança da UFBA
Buscando e Promovendo a Excelência no Ensino

 


 

Endereço
Escola de Danca da UFBa
Av Adhemar de Barros,S/N
Campus de Ondina
CEP: 40.170-110
E-mail: 
danca@ufba.br

Tel:55(71)3283.6579
Fax:55(71)3283.6581


Notícias


 

 

Bem vindo a Escola de Dança da UFBa

1. Laboratório de Captura de Movimento/Motion Capture - MOCAP

2. Laboratório de Pesquisas Avançadas do Corpo - LAPAC
3. Laboratório de Práticas Poéticas, Somáticas e Estudos Cinesiológicos
 
4. Teatro Experimental

5. Teatro do Movimento

 

1. Laboratório de Captura de Movimento/Motion Capture - MOCAP 

O sistema MOCap é formado pelas câmeras de captura do movimento, conjuntamente com os trajes especiais (que contêm marcadores reflexivos) que possibilitam, dentro de um espaço físico, realizar captura do movimento humano para que posteriormente esses dados possam ser aplicados a personagens virtuais (corpos em 3D). Os equipamentos são compartilhados pelos Grupos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Dança, devidamente credenciados pelo CNPq.

Os Grupos de Pesquisa realizam investigações nas áreas de análise e biomecânica do movimento, análise do movimento coreográfico aplicados a modelo 3D, investigações transdisciplinares entre a dança e a digitalização do movimento, análise do movimento e propostas de mediação educacional, dentre outras.

O equipamento de captura de movimento realiza a captura de movimento a partir de 18 câmeras, utilizando o mais novo software da companhia OptiTrack: Motive.

Desde julho de 2016, atua no MOCAP a Professora Doutora Isabel Maria de Cavadas Valverde, lisboeta e Doctor of Philosophy in the field of Dance History & Theory – UCLA, Riverside, através do Programa Nacional de Pós-Doutoramento- PNPD, para desenvolver a pesquisa “Danças somáticas e tecnológicas: processos coreográficos e configurações inovadoras no aprofundamento da intermedialidade com sistemas interactivos de visualização e multi-modais inteligentes”.

Equipamentos: MTV-BDY Motive: Body Motion Capture software (Programa de captura Motive: Body); MCP1010 Calibration Square ; 3. FL-13.RD.LENS1060 Optitrack Flex-13 Camera; FL-13.BL.LENS0013.FS Optitrack Flex-13 Camera with Filter switcher ; HDWKEY Hardware Key; OPTWND OptiWand (vara de calibración); CBL0018 5m left-angle USB cable; CBL0013 30ft RCA Sync cable; CBL1015 5m USB 2.0 Active Extension cable; CBL1021 5m USB uplink cable; OPTHUB Naturalpoint Optihub; MCP1070 Motion Capture Suit; MCP1080 Full-Body Marker kit; TR0004 10ft Câmera Stand (tripé de 3 metros); TRA1010 Manfrotto superclamp with 3 way head (abrazadera para montar cámaras); MCP1050 5/8 semi-soft reflective markers, extra; Mocap Design Head Package 1 Invcs-Pro; Insight Vcs Pro Virtual Camera ; 2 Plugins - Insight Vcs Motionbuilder Plugin And Insight Vcs Maya Plugin ; 1 Mocap Design Head Mounted Camera; 01 Di-O- Matic Maskarad Facial Motion Capture).


2. Laboratório de Pesquisas Avançadas do Corpo - LAPAC

Coordenação: Profa. Dra. Ludmila Pimentel

O  Laboratório de Pesquisas Avançadas do Corpo - LAPAC é um laboratório especializado e de referência, para o desenvolvimento de pesquisas na área de Dança em interface com Novas tecnologias digitais realizadas por professores pesquisadores e estudantes do PPGDança, bem como estudantes de graduação, por meio das pesquisas de Iniciação Cientifica.

Equipamentos: 1computador Intel@ Pentium@, Mem RAM, HD, Monitor LCD, Windows XP; liMac MC309BZ/A c/ Intel Core i5 2.5GHz 4GB 500GB LCD LED 21,5" Superdrive (Leitor e Gravador de DVD/CD), Bluetooth, Wi-Fi;Webcam iSight, ATI Radeon '-ID 6750M 512MB, MacOS X vi0.6 Leopard - Apple; liMac / Leopard - Apple; 2 Impressoras; 3 Scanneres.

3. Laboratório de Práticas Poéticas, Somáticas e Estudos Cinesiológicos 

Coordenação: Profa. Ms. Clara F. Trigo

Criado em 2012, o Laboratório de práticas poéticas, somáticas e estudos cinesiológicos é sede de conjunto articulado de projetos de ensino, pesquisa e extensão, que permite capacitação e estudo continuado. 

São temas prioritários de estudos no Laboratório: as abordagens – renomadas ou não – caracterizadas como ‘somáticas’; os estudos articulados à cinesiologia; as técnicas de dança; os processos culturais e estéticos de construção corporal, que dão forma às poéticas e políticas do corpo; os processos de criação, arte e educação; os aspectos do condicionamento físico, da prevenção de lesões e do bem-estar de profissionais de movimento; as pedagogias emancipadoras. É formado por docentes-artistas, que dialogam e circulam pelos campos das artes, educação, ciências da saúde, dentre outras áreas afins.

https://labsomatica.wixsite.com/labsomatica

 

4. Teatro Experimental

 

O Teatro Experimental é um laboratório de investigação cênica com 233,29 metros quadrados e configuração espacial situacional, tendo a relação cena palco e cena plateia altamente

flexível, configurando-se em muitos trabalhos como um site specific. 

Em 2015, recebeu material de iluminação avançado, possuindo estruturas cênicas em alumínio linha P-300mm composto de perfis de alumínio em treliças e acessórios obedecendo ao projeto. As esTtruturas de alumínio são compostas de base, torres, corner block 3 fases U, parafusos, arruelas, porcas, pau de carga, sleeve block. 

O Grid é suspenso através de 4 talhas manuais. As talhas têm capacidade de carga mínima de 1000kg, como limitador de sobrecarga, carcaças e tampas em liga de alumínio fundido, polia da corrente de carga usinada, proteção contra sobrecarga, engrenagens usinadas e tratadas termicamente com lubrificação à graxa, chave fim de curso de ajuste longo, guias de corrente em aço especial, ganchos forjados e tratados termicamente, corrente em aço de alta durabilidade com comprimento mínimo de 7m e freio. 

Equipamentos:

Projetor plano convexo DTS SCENA 1000 com gancho, cabo, porta filtro e bandoor PAIOL DA LUZ com lâmpada T19 1000W. Refletor PAR LED 64 SGM/RGB 3W display 6 dígitos DMX-512. ELED RGBW. Dimmerbox 12 canais de 10A cada 2200w/canal em 220V, canal sinal DMX 512 digital Rack padrão 19 polegadas. PAIOL DA LUZ PL14. Console de mesa de controle de iluminação série 24/48 canais, entrada USB DMX 512/1024. PHILIPS STRAND 200 24/48.

 

AGENDA


Solicitação de Pauta: 

  1. Preencher adequada e detalhadamente o Formulário;

  2. Enviar para o e-mail: coornatex@ufba.br, com cópia para assessoria.danca@ufba.br e producao.danca.ufba@gmail.com

  3. Aguardar a análise pela comissão e resposta à solicitação.

Obs.: Lembramos que o envio do formulário não garante a cessão de pauta do Teatro.


 

5. Teatro do Movimento


O Teatro do Movimento é um laboratório Cênico com 195,52 metros quadrados e possui uma versatilidade que surpreende e estimula a criatividade.

Re-inaugurado em 2007, após ampla reforma, com instalação de equipamentos, tratamento acústico e climatização. O Teatro do Movimento da Escola de Dança oferece para professores e estudantes dos programas da Escola, e para a comunidade maior de dança, um espaço cênico para aprimorar e apresentar seus processos e produtos de dança contemporânea. Reformas recentes, incluindo ambientação, isolação sonora e térmica, e novo equipamento, deixaram nosso teatro capaz de apoiar experimentação e aprendizagem em sonorização, projeção de imagens e iluminação.  

Nossa equipe técnico de artistas-operadoras se compôs de estudantes da Escola que trabalham e multiplicam seus aprendizagens no espírito de aprender fazendo e de abrir oportunidades para outras interessadas.

No intuito de desenvolver programação constante, de qualidade e relevância para o avanço de dança contemporânea, uso do espaço é contemplado para indivíduos ou grupos com propostas que interagem positivamente com a missão dos programas da Escola.

Tem equipamentos necessários para a Audiodescrição, se tornando pioneiro no Nordeste do País em cumprir a Lei de Acessibilidade no que tange ao direito de acesso aos produtos culturais, já que, desde a promulgação da Lei nº 10.098/2000, o recurso da audiodescrição tornou-se um direito garantido pela legislação brasileira. O equipamento tem atendido, desde sua implantação até o presente momento, às necessidades da comunidade, não só da Escola de Dança mas de outros espaços da cidade de Salvador e outras regiões do país. Esse equipamento também tem sido usado para atividades artísticas com audiodescrição bem como para traduções simultâneas, em encontros científicos;


Equipamentos:

Recursos de iluminação: - 16 refletores plano-convexo 1000w;-12 refletores par 1000w; - 14 refletores setlight 1000w; - mesa analógica/digital 24 canais; - 2 racks analógicos/digital; - 12 canais @ 4000w cada; - 40 tomadas em varas distribuídas no teto do espaço; - 30 tomadas em torre distribuídas nas paredes do espaço;

Recursos de Som: - Mesa de som digital 32 canais; - Amplificadores; - CD player; - 02 microfones sem fio.

Recursos de vídeo: - 1 TV LCD - Dimensões: - Comprimento: 18 m., largura: 9,5 m., pé direito: 4m.

 

Copyright © Escola de Dança da UFBa 2010. All Rights Reserved.
Adaptação: Silvio Cesa
r -
pinto@ufba.br